Inspiração das Arábias….Cobogó!

Hoje falaremos sobre um elemento arquitetônico que surgiu aqui no Brasil, o Cobogó.

O nome Cobogó tem origem da junção das primeiras sílabas dos sobrenomes de seus criadores, que foram os Engenheiros Amadeu Oliveira Coimbra (Português), Ernesto August Boeckmann (Alemão) e Antônio de Góis (Brasileiro).

Foi criado no Recife na década de 1920, mais precisamente por volta de 1929 como elemento que permitisse a entrada de luz solar e ventilação natural utilizando as aberturas da construção. O Cobogó foi uma herança dos muxarabis árabes, elementos que eram construídos em Madeira e utilizados para fechar parcialmente os ambiente internos.

 

 

 

Arte….arte!

Além de sua função, o Cobogó agrega à Arquitetura uma certa poética, criando o efeito de sombra e luz nos pisos e paredes.

 

 

Teve destaque nas Arquiteturas de Lúcio Costa onde fazia referências sutis à arquitetura colonial, foi a partir daí que se tornou um elemento de composição estética destacada na arquitetura moderna brasileira.

 

Uma de suas características é que apesar de sua permeabilidade visual e traz privacidade ao usuário e promove a configuração dos espaços. Originalmente era produzido em cimento e tijolo e atualmente já se tem os Cobogós nos mais diversos materiais como cerâmica, vidro, entre outros.</p>

Veja a seguir Arquiteturas que se destacaram pela utilização de Cobogós:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *