Eficiência Energética – Fachadas

Vamos conversar hoje sobre um elemento muito importante para a eficiência de edificações, vamos falar especificamente sobre fachadas eficientes.

A fachada de um edifício é um dos principais elementos que contribuem para uma boa eficiência global da obra. É através dela que se dá a troca energética entre os meios externos e internos.

Muitos usam o terno “fachada sustentável” para descrever uma fachada eficiente. No entanto é difícil dizer que exista esta tal fachada sustentável. Na verdade buscamos a cada dia formas de melhorar o funcionamento geral de nossos edifícios, mas ainda há muito que se aprender.

Para tal desenvolvimento, a fachada não deve ser vista de forma isolada, deve ser pensada juntamente aos demais elementos como: orientação solar da obra, ventilação, configuração interna e até mesmo o layout interno dos ambientes.

Vamos citar aqui alguns elementos construtivos que contribuem para uma melhor eficiência das fachadas e que combinadas podem melhorar ainda mais sua eficiência.

Brise-Soleil-005

Fechamentos

Com relação aos fechamentos, podemos dizer que o tijolo cerâmico é uma boa pedida se comparado com o concreto. O material cerâmico, absorve menos o calor e resfria com mais facilidade contribuindo para o isolamento térmico da fachada em estudo.

Tijolo que funciona como isolante acústico e térmico - BT Bloque Termo dissipador 2

Vidro Ideal

Na teoria, o vidro ideal seria aquele que deixa passar toda a radiação visível e nada dos raios infravermelhos. Como este ainda não temos, foi elaborado o vidro Low-e cujo recebe uma camada extra fina de metal de baixa emissividade em um de seus lados, refletindo o calor. Este barra a radiação UV e UF.

Vidro Verde

Vem sendo um dos elementos utilizados para ajudar no equilíbrio térmico do ambiente interno. Equilibra energia térmica e iluminação, onde permite a passagem de luz e ao mesmo tempo com menos calor devido a pigmentação da cor.

Vidro Duplo

O vidro duplo entra como uma boa alternativa. É formado por uma câmara hermética onde sua função principal está em minimizar as trocas térmicas do exterior para o interior do ambiente. É comum, a introdução de persianas móvel no interior do vidro duplo para se obter o bloquei da luz solar.

Nos países de clima mais frio, o uso de vidros com câmara de ar é comum, uma vez que eles dificultam a perda do calor interno da edificação para o exterior.

É importante neste conceito de eficiência energética, a redução do uso de vidros reflexivos nas fachas, pois sua utilização escurece os ambientes mais do que reduzir o calor. Além disto, esta reflete radiação.

vidro-duplo-insulado-como-é-feito

Vidro-Quádruplo-com-Persiana-Interna-em-SP-Campinas

Brise

Os brises são elementos de alto alcance de eficiência energética. Preferencialmente utilizados na área externa, funcionam como bloqueio do sol (propriamente tido) na área interna da edificação. Isso reduz a entrada de raios que proporcionam o aquecimento excessivo do ambiente. Deve trabalhar de modo a não absorver o calor e não refleti-lo.

58720976d9381da8af5ed3623735bb6e (1)

3

Ventilação

Outra opção de recurso são as fachadas ventiladas, que são consideradas um excelente redutor da carga térmica, através da qual ocorre a formação de um colchão de ar sob os vidros/fechamento podendo otimizar significativamente o consumo de energia. Este recurso pode ser obtido através de painéis por exemplo.

2

anclajes-fachadas-ventiladas-silicer

Fachada Verde

A fachada verde é o elemento chave para a gerar um ambiente interno agradável no ponto de vista térmico. Este é ideal para locais de clima tropical. Seu uso na fachada cria espaço entre a vegetação e a parede onde permite a ventilação. A vegetação além disto, absorve água, o que contribui ainda mais para o isolamento térmico.

Eficiência Energética – Fachadas

91c2704d16a77fcd4e95bc9a0b459a5a

Essas foram algumas dicas de elementos que contribuem para a boa eficiência de edifícações. Aqui falamos apenas da fachada. Imagine o que pode ser feito se toda a arquitetura for projetada visando a eficiência energética? Podemos chegar em resultados espetaculares. Agora me diga, o que acha de construir buscando uma qualidade ambiental adequada para o que você precisa. Converse com seu arquiteto e busque junto com ele alternativas para seus projetos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *