Ponte do Oresund

Engenharia de primeira linha!

Entre os países Suécia e Dinamarca existe um estreito chamado estreito de Oresund, onde os países são separados por 16 km de água, mais precisamente separando as cidades de Copenhague e Malmö.

Cada uma das cidades possui algo cujo a outra precisa. Copenhague tem a necessidade de habitações mais baratas enquanto Malmö precisa de mais empregos, assim havendo alguma ligação entre as duas cidades o poder econômico se soma, sendo benéfico às duas cidades.

Foi com esse pensamento que surge a ideia da ligação entre as duas cidades através de uma ponte, nascendo assim o projeto da Ponte do Oresund.

Dificuldades desafiadoras!

Seria um desafio construir uma ponte de tamanha extensão, mas a sua extensão não era o único problema abordado.

A definição da altura da ponte foi o maior desafio dos projetistas, pois em Copenhague havia um aeroporto, o que descartava a possibilidade da ponte ser muito alta, pois haveria um risco elevado de acidentes com avião. Porém, também não poderia ser baixa demais, pois as grandes embarcações não passariam por ela, obstruído assim, o transito naval pelo estreito de Oresund.

Outro desafio foi o tipo de ponte a ser construída, havia dois tipos de pontes para suportar grandes vãos, o modelo Pencil e o modelo Estaiado. O modelo Pencil é uma estrutura sustentada por dois cabos principais passando por todo o vão e cabos secundários presos a estrutura, sendo capaz de atingir maiores vãos em relação a Estaiada, porém é uma estrutura mais flexível impossibilitando a instalação além do Rodovia, da Ferrovia que também passaria pela ponte de Oresund.

Modelo escolhido: Ponte Estaiada!

Portanto, ficou decido utilizar o modelo Estaiado onde sua estrutura é composta de estais segurando a estrutura nos pilares principais oferecendo uma maior rigidez.

A questão da altura da ponte foi resolvido com uma solução extremamente engenhosa, porém arriscada. A ponte foi construída com trechos sendo parte ponte e parte como o maior túnel submerso do mundo.

Com isso haveria outro problema, como um túnel se transformaria em ponte em pleno mar? Não havia como ser feito um túnel se não houvesse terra firme para emergir, então para esse problema foi tomado como solução a opção da construção de uma ilha artificial, a atual Pepparholm.

Veja também:

Viaduto Millau

 

A construção se iniciou em 1995 e foi finalizada em 1999 sendo inaugurada em 1 de junho de 2000.

Túnel

O túnel submarino possui 3510 metros e é composto de 20 segmentos com 175 metros de comprimento, 38 metros de largura e 8,5 metros de altura, com dois tuneis para trafego, dois para ferrovia e um para saída de emergência. Uma estrutura de concreto armado com 8 trilhões de litros de concreto e 40 mil toneladas de barras de aço, pesando no total 55 mil toneladas.

A Ponte

A ponte possui 7.845 metros de extensão, a altura do seu maior pilar é de 204 metros, o vão livre possui 490 metros de extensão e 60 metros de altura.

 

 

 

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