Olá. Vamos falar hoje sobre Telhas e como as escolher.

Existe uma variedade enorme de opções de telhas no mercado e nem sempre é fácil decidir qual a melhor opção. Cada telha deve ser escolhida com o intuito de satisfazer as necessidades de cada arquitetura e funcionalidade buscada.

É importante que a escolha da telha se dê desde o início da concepção do Projeto, pois ela influenciará em muitos aspectos.

Algumas características devem ser levadas em conta para a escolha das telhas

  • O grau de inclinação do telhado
  • Deve-se fazer uma escolha adequada do material a ser utilizado, pois em casos em que se usa um tipo de inclinação diferente da indicada pelo fabricante, pode se gerar contratempos como: a entrada de calor excessivo, goteiras e ventos.
  • Observar se o produto é homologado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), isso vai garantir que o produto adquirido funcione corretamente de acordo com as características dele estabelecidas.
  • Outro fator a ser ledo em conta é a estética da telha. Sem dúvidas, ela deve compor o estilo da arquitetura adotada.
  • A qualidade do material deve ser pensada, pois é ele que vai garantir a durabilidade do produto.

Vamos conhecer alguns tipos de telhas:

Telha Cerâmica

A telha cerâmica, também conhecida como telha de barro. Possui como características o melhor conforto térmico e ótima vedação. Geralmente é bastante escolhida por sua aparência, que apesar de tradicional é bonita.

Existem diferentes tipos de telha cerâmica, como as naturais, que não possuem revestimentos; as esmaltadas, que contam com uma película de proteção; e vitrificadas, conhecidas por terem maior resistência.

Essa telha é classificada por diversos modelos, como: coloniais, francesas, portuguesas, romanas, entre outras.

1

5

telhado-ceramica-minas-01g

Telha Fibrocimento

Embora seja mais acessível com relação a custos, e facilmente aplicada em coberturas de baixa inclinação, não é a melhor telha indicada para conforto térmico e para locais que exijam uma estética arrojada. Existem vários formatos e graus de ondulação, inclusive telhas que imitam as coloniais de barro.

São geralmente utilizadas em indústrias, comércios, galpões e edifícios com uso de platibanda.

9

11

Telhas de concreto

As telhas de concreto são mais pesadas e resistentes, e se caracterizam pelo conforto térmico. No entanto exige uma maior manutenção (esta deve ser feita anualmente) devido ser um material poroso e suscetíveis a umidade.

Depois de sua instalação é necessário a aplicação de resinas para proteger e impermeabilizar sua superfície.

Outra característica desta telha é que está pussue maior diversidade em cores e formatos diferentemente da telha cerâmica. Em alguns casos, consegue uma maior inclinação do telhado de acordo com a necessidade térmica e estética da arquitetura.

13

15

Telha Metálica

Geralmente utilizada para cobrir grandes vãos devido ao tamanho de suas telhas que chegam a ter 4m de comprimento. Não são indicadas para conforto térmico.

16

17

Telha Ecológica

As telhas ecológicas são diversas. São resultado de reciclagem de fibras de madeiras, sisal, bananeira e coco, misturadas com betume, pigmentos e resina própria.

cores_onduline

telha-ecologica-colorida.j

Além destes existem outros modelos no mercado, em alguns casos pouco utilizados devido ao custo ou por serem ainda novos e não muito difundido. O importante é que haja planejamento e que a escolha de seu telhado seja acompanhada por um profissional capacitado a oferecer orientações sobre estética, comportamento térmico e acústico e qualidade do material.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *