O que é um imóvel de alto padrão?

Em tempos em que muitos imóveis passaram a se valorizar exponencialmente, ainda mais aqueles bem localizados, saber separar ‘joio do trigo’, quer dizer, separar imóveis inflacionados de pérolas arquitetônicas, é uma capacidade importante para quem quer qualidade e não deseja ter dores de cabeça após a compra ou até mesmo ao construir o sonho da casa própria de alto padrão.

Veja também:

Por que projetar antes de construir?

 

O que torna um imóvel de ‘alto padrão’?

Para reconhecer um projeto de alto luxo temos vários fatores e os mais comuns são localização, acabamento, projeto arquitetônico, automação, segurança, etc. Porém, existe algo que padronize este conceito de alguma forma? Não necessariamente! Cidades podem criar padrões que ajudem a se guiarem, mas nada concretizado em âmbito nacional. Por exemplo, em Florianópolis a prefeitura possui o seguinte decreto especificando um imóvel de ‘alto padrão’, ou padrão ‘Superior’:

Art. 28 Segundo o padrão predominante, as edificações são classificadas em:
I – Superior: para as edificações que apresentam projeto arquitetônico especial e personalizado; acabamento externo e interno com emprego de materiais de primeira qualidade, utilização de mármore, granito, porcelanato ou cerâmicas especiais; janelas com esquadrias de madeira nobre ou alumínio; apresentam ainda 5 (cinco) ou mais dos seguintes equipamentos adicionais:

a) Climatização ambiental;
b) Equipamento de segurança;
c) Salão de festas
d) Churrasqueira;
e) Sauna;
f) Piscina;
g) Lareira;
h) Salão de jogos;
i) Sala de ginástica;
j) Aquecedores à gás;
k) Elevadores de serviço e social; e
l) Mais de uma garagem;

Entendemos que muito mais que um material de qualidade, caros ou com ‘nomes bonitos’, o que torna o imóvel de ‘alto padrão’ são as soluções aplicadas na qualidade do projeto arquitetônico, a qualidade da construção, enfim, no quesito qualidade como um todo.

A dica é o investimento inteligente, mas o tópico essencial, como a automação, que serve além de dar uma exclusividade ao seu imóvel, gera segurança. Citamos fechaduras eletrônicas, câmeras, vídeo-porteiros e iluminação. Nesse âmbito vemos assistentes inteligentes digitais que podem de controlar desde o acender e apagar de luzes à criação de uma lista de supermercado, câmeras que comparam rostos com o Facebook, acrescentando sensores e eles começam a “saber” em que momento podem enviar um alerta ao “perceberem” que há algo de errado no ambiente.

A iluminação é algo que quase sempre estará em voga quando falamos de uma arquitetura bem elaborada. Ainda mais nos dias de hoje, onde temos muitas opções que irão dar um toque personalizado para a obra. Luminárias de embutir, pendentes, arames e fitas em LED, você escolhe! Existem opções para todos os gostos! Mas lembre-se que um bom projeto luminotécnico não é simplesmente sair colocando lâmpadas e luminárias em todos os lugares mas sim, buscando um equilíbrio e harmonizando o ambiente.

Mas não há uma forma de se construir “alto padrão” como antigamente, uma ‘receita de bolo’ com passos precisos que por fim temos o dito “alto padrão”. Hoje temos milhares de soluções disponíveis no tópico para entregar o imóvel exclusivo, por isso, temos a necessidade de encontrar profissionais qualificados e que buscam sempre se atualizarem, para traduzir a sua ideia, para que no fim, você tenha um imóvel ideal e único.

Com a Tékhton, desde a idealização do seu projeto até a entrega da chave, todo o processo será de ‘Alto Padrão’.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *