Construção Sustentável

Construção Sustentável

Hoje em termos de capacidade, o setor da construção civil é um grande realizador de objetivos globais para desenvolvimento sustentável abordando tópicos como o consumo de recursos naturais e uso de energia.

Na busca de minimizar os impactos ambientais provocados pela construção, surge o paradigma da Construção Sustentável.

Construção Sustentável é um conjunto de práticas presente em todo o processo construtivo, amenizando impactos naturais reduzindo a quantidade de resíduos gerados, tornando o consumo de materiais e bens naturais mais eficientes, além do uso de materiais de boa qualidade e que causam um impacto ambiental menor.

Pode gostar também:

Container e a Sustentabilidade

Dicas de Como Fazer uma Boa Reforma

Começo, construção sustentável e Crise do Petróleo.

Tudo começou após a Crise do Petróleo na década de 1970, um conceito que se disseminou foi a utilização da energia de forma inteligente. Ao término da crise, o conceito não sumiu, pois foi entendido que o tópico – sustentabilidade – é de uma suma importância. Desde então só evoluímos.

Sustentabilidade, o que podemos melhorar?

As preocupações comumente faladas de uma construção sustentável são eficiência energética e híbrida, porém são preocupações fáceis de serem solucionadas utilizando novas tecnologias que otimizam a edificação, como os painéis solares (fotovoltaicos, etc…) e sistemas de automação (Sensores, Controladores, Reguladores de Intensidade, etc…). Isso acaba promovendo um desenvolvimento econômico a longo prazo e com viabilidade.

Uma proposta ganhando o mercado é ter um pensamento de Canteiro de Obra Sustentável, o conceito de canteiro de obras ser um lugar de sujeira e sem controle, acabou; Medidas simples como contenção no local de armazenamento para diminuição de desperdício de matéria-prima, instalação de restritor de vazão em torneiras para economizar água ou até uma gestão de resíduos da construção civil, para uma operação mais eficiente, dentre outras ações, torna o ambiente mais sustentável, organizado e por fim econômico durante toda a obra.

Outra proposta é implantar o Processo de Projeto Integrado, que é o desenvolvimento onde todas as equipes estejam trabalhando juntas, de maneira realmente colaborativa, desde o início da concepção do projeto onde profissionais qualificados e com competências variadas opinam, resultando não somente em sustentabilidade no todo da obra, mas melhorias nos índices econômicos, estéticos, de qualidade e segurança.

Gostou do Assunto Processo de Projeto Integrado?
Veja também:

Tecnologia BIM

Enfim, temos muitos conceitos da construção sustentável, mas citamos alguns bem interessantes, medidas estas que com certeza diminuem drasticamente o impacto que qualquer obra causa ao seu redor. Muitos ainda têm consigo uma barreira, achando de difícil implantação, caro e demorado, mas depois das medidas implantadas em toda a obra de construção sustentável fica provado que é o inverso que ocorre. Medidas mínimas que resultam em ganhos para a natureza e o seu bolso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *