Container e a Sustentabilidade

Uma alternativa

Vivemos num presente onde cada vez mais, se buscam métodos alternativos no campo da construção civil. Não só por questões financeiras, mas também pela busca por diversidades e a preocupação com a sustentabilidade. E é exatamente ai que entre o nosso protagonista da vez: o Container!

As casas container ou container habitável vêm sendo muito aceito principalmente no que diz respeito à alternativas sustentáveis de rápida execução e baixo custo em relação aos métodos construtivos tradicionais.

Construção em Container

Algumas características importantes:

  • Sustentável
  • Baixo Custo
  • Inovadora
  • Modular

Essa modalidade de construção, se é que podemos chamá-la assim, vem sendo adotada nos mais diversos tipos de edificações como casas, escritórios, anexos, salões e até mesmo em grandes museus! Um exemplo é o Museu Nomadia, composto por 152 containers e que foi construído para abrigar uma exposição de fotografia em Nova York no ano de 2005. Depois, foi desmontado e remontado em Santa Monica, Califórnia , EUA no início de 2006.

Sua composição é baseada na utilização do container propriamente dito e pode ser misturado com outros materiais como, por exemplo, alvenaria comum, madeira, steel frame, gesso acartonado, entre os mais diversos materiais de revestimento existentes.

Sustentável

Os imóveis que adotam este tipo de estrutura têm uma construção ecológica (por utilizarem materiais reciclados) com tratamento térmico e acústico, baixo custo e rápida execução (cerca de menos da metade do tempo das construções tradicionais), além disso, não abre mão de beleza e sofisticação que uma boa arquitetura pode garantir.

A reforma de um container pode precisar de cortes no aço e soldagem, o que exige mão-de-obra especializada, porém, mesmo com esses custos extras, esse tipo de construção ainda é mais vantajoso.

 

Versátil

Outra vantagem da utilização do container, é que podem ser modelados, reformados e equipados de acordo com as necessidades do usuário. As peças são transportadas e montadas no local da obra e isso permite reutilização de materiais, obra mais limpa, economia na fundação, reaproveitamento de peças, entre outras vantagens.

Além do mais, este tipo de construção é muito fácil de ser removida e de ser revendida, pois se transforma em qualquer outra aplicação.

As casas containers são uma solução alternativa bastante interessante, principalmente hoje em dia, onde se buscam novas metodologias de construção, nunca esquecendo de fatores como a sustentabilidade e a inovação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *