Inspiração na transparência?!
É natural que usemos transparência em projetos arquitetônicos, transparências essas geradas pela utilização de vidros em sua maioria de forma tradicional. Quando digo tradicional me refiro à vidros instalados em esquadrias comuns, janelas, portas apenas. Mas nós arquitetos buscamos sempre mais!
Hoje quero mostrar aqui exemplos de arquiteturas que se inspiraram na transparência para compor suas obras. Transparência que confere características de continuidade, onde temos a relação entre interior e exterior, parte e todo e também aquela que permite que a luz e o olhar entre no espaço , mesmo propondo uma barreira de matéria.
Alguns exemplos que podemos citar, são:
Biblioteca do Jardim Botânico José Vasconcelos
Neste projeto o que nos prende a atenção é a profundidade do espaço. Podemos olhar em qualquer direção que sempre terá algo além, onde a visão não é de todo interrompida.
Pavilhão Les Cols
A proposta deste projeto é causar sensações e estranhamento em seu usuário. Aqueles que ali estão vivenciam espaços “totalmente” abertos à natureza mas, ”interrompidos” pela lente da arquitetura.
Outra linha de pensamento
Alguns outros exemplos de transparências acompanhando o pensamento de Constanza Llorento, Valeria Matayoshi e Martín Di Peco abordados em uma das edições da revista SUMMA+ temos definições da transparência que se projetando para além das simples função ou composição.
Filtros
Tempos
Ambiguidades
Reflexos
Se inspirou?
Dá pra ver que com a arquitetura, o limite é só uma palavra, não é?! Que esses exemplos possam inspirá-los a buscar sempre mais na Arquitetura!