Hoje vou dar alguma dicas de como melhora ou mesmo criar seu escritório Home Office.
Bom, o termo home office na língua inglesa tem como significado: escritório em casa, Este conceito vem sendo cada vez mais adotado por profissionais autônomos, que além de buscar uma redução em seus gastos fixos com aluguel, energia, telefone, água e internet, buscam também por um pouco mais de conforto e tempo (geralmente muito gasto no trânsito). Este tempo extra por exemplo pode ser usado para se dedicar tanto para o trabalho, quanto para a família e demais afazeres da casa e do dia-a-dia. É um bom sistema para o profissional se sentir mais à vontade com relação aos horários e ter mais flexibilidade para realizar outras tarefas.
Embora tenha seus benefícios, existem muitas críticas com relação ao compromisso e com a responsabilidade daqueles que trabalham seguindo este sistema. Já que trabalhar em casa muitas vezes causa uma certa falta de estímulo com relação aos horários de trabalho.
Como profissional, vejo este método como muito eficiente, embora tenha que ter muita disciplina para cumprir com horários e não se deixar desviar a atenção facilmente.
Se você trabalha ou gostaria de trabalhar em home office, confira algumas dicas que vou dar de como deixar seu ambiente de casa adequado para o que precisa!.
1 – Defina o espaço físico onde estará o home office
Este é o primeiro passo, escolher o melhor local para se concentrar e dedicar para o seu trabalho. É muito importante que este espaço esteja em um ambiente agradável, confortável e silencioso. Querer que seu home office fique virado para uma grande área de lazer, é querer que todos os dias você se sacrifique para querer ficar ali trabalhando enquanto outros se divertem.
O interessante é que seja um espaço tranquilo.
Quando não se tem um espaço que possa ser exclusivo para o home, muitos optam por se instalar no quarto, sala, garagem fechada… mas isso não é regra. Cada caso é um caso.
Pode ser no quarto
Em um cantinho reservado
Pode ser na Garagem
Em um cantinho mais reservado.
Pode ser na sala conjugada
2 – Delimite seu espaço de trabalho
Busque não misturar suas coisas de trabalho com as da casa. Os mobiliário das sala ou do quarto, por exemplo, com o seu home office. Deixe claro o que é de um e o que é do outro. Desta forma fica mais fácil se concentrar.
3 – Aposte nas cores
Uma forma interessante de se configurar (definir) os espaços, é utilizando cores e texturas diferenciadas. Isto vai ajudar no entendimento visual do ambiente. O papel de parede é um bom auxiliar neste quesito.
4 – Mobiliário e acessórios
Use tapetes por exemplo para delimitar o seu espaço e deixar seu cantinho mais aconchegante. Aproveite os cantinhos já definidos e passagens para fixar seu home office.
5 – Dê um toque de personalidade para o seu espaço
Isso faz com que você tenha mais motivação para estar no espaço. Crie paredes com quadros, murais de recados e calendários.
6 – Espaço bem iluminado
Independente se a iluminação for natural ou não o ambiente de trabalho tem que ser bem iluminado. Se possível, a iluminação deve ser natural, o que além de economizar no fim do mês, ainda ajuda a não prejudicar sua visão por iluminação insuficiente..
7 – Aproveite tudo que já tem!
Seu home office não precisa ser um home totalmente planejado e “novinho”, tenho certeza de que alguma coisa que tenha em sua casa pode ser aproveitado para criar o seu espaço. Isto fará com que você se sinta em um ambiente totalmente personalizado e seu!