Alvenaria Estrutural

Introdução

Olá, hoje mostraremos aqui no blog mais uma das modalidades da construção civil, que na verdade é uma das mais antigas mais não menos eficiente, que é a Alvenaria Estrutural.

Pode se fazer quase qualquer coisa com alvenaria estrutural, desde casas térreas até edifícios de múltiplos andares e muros de arrimos. É um sistema muito rápido e eficiente, graças a eliminação de uma das partes mais demoradas de uma obra que é a armação de vigas e pilares e confecção de formas o que também proporciona uma considerável redução nos gastos finais, cerca de 15%.

Instalações Elétricas e Hidráulicas

Podemos destacar a facilidade de se executar as tubulações elétricas e hidráulicas, pois os blocos estruturais possuem vazios onde se pode passar as tubulações elétricas e para as tubulações hidráulicas existem blocos hidráulicos que são eficientes até certo diâmetro da tubulação. Quando a tubulação hidráulica ultrapassa o tamanho do vazio do bloco, é necessário prever shafts para a passagem da mesma..

alvenaria-estrutural-1

tecnicas-tubulacoes

Paredes Estruturais

Na alvenaria estrutural utilizamos paredes estruturais, ou seja, as paredes são autoportantes, assim conseguindo eliminar vigas e pilares. Essa é uma grande vantagem da alvenaria estrutural e é o aspecto que a faz ser bem mais ágil do que uma estrutura comum com pórticos de vigas e pilares, porém também é uma desvantagem, pois, quando se tem paredes estruturais, as próprias paredes sustentam a estrutura, ou seja, não se pode haver mudanças de paredes e aberturas não programadas na mesma, pois assim a resistência da estrutura toda será abalada, podendo levar a resultados catastróficos.

Esquadrias

É necessário que seja previsto as aberturas das esquadrias no projeto, pois, não se pode fazer aberturas após a parede estrutural já estar levantada. É utilizado gabaritos para portas janelas e outras aberturas, e assim a parede estrutural deve ser levantada respeitando as limitações das aberturas. Também deve ser previsto em projeto vergas e contra vergas para se evitar patologias nas aberturas.

Gabarito_regulavel__para_vao_de_Porta

verga_contraverga

Conclusão

Podemos concluir que, a alvenaria estrutural é uma boa opção para se escolher quando a intenção é fazer algo que não irá mudar, pois não é possivel fazer modificações posteriormente, porém ha uma redução considerável no custo final da obra. Portanto é uma solução construtiva que atende a maioria dos casos com eficiência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *