Estilo Industrial

Estilo!

Hoje falaremos sobre um estilo já utilizado a algum tempo nas decorações de ambientes e que conquistou muitos fãs e vem ganhando cada vez mais adeptos nos últimos anos . Falaremos sobre o Estilo Industrial.

Um pouquinho de História!

O estilo industrial surgiu por volta da década de 50 e 70 mais precisamente nos Estado Unidos em Nova York quando pessoas começaram a utilizar galpões, estúdios, fábricas e garagens como casas/lares.

Esses espaços tinham como características a utilização das tubulações aparentes, paredes descascadas, metal, madeira rústica, tijolos aparentes e muito concreto.

A adaptação de lares nestes espaços foram feitas sem alterar as características da arquitetura ali existente, dando origem assim aos espaços integrados, onde os ambientes interagem entre si utilizando o mínimo de paredes, portas e divisórias possíveis. Daí também é que se originaram os conhecidos lofts que temos nos dias atuais.

O estilo vem sendo muito disseminado mesmo em ambientes que não possuem as características originais de espaços conjugados, com a utilização dos elementos que caracterizam este estilo. Estes são empregados na decoração através de revestimentos, iluminação e mobiliários.

Elementos Característicos

Revestimento cimentício

É um cimento queimado empregado geralmente sobre as paredes ou pisos, podem estar tanto na área interna como na área externa. É um material resistente, de grande durabilidade e deve ser aplicada sem pintura sobre ela.

Paredes em tijolos aparentes

É uma das características que contribui para deixar o ambiente mais aconchegante e deve ser aplicado por profissionais qualificados, devido à necessidade de acabamentos perfeitos, com a preocupação em aplicar resinas sobre os tijolos para facilitar a sua manutenção.

Tubulação aparente

Uma de suas características mais fortes é a utilização de tubulações metálicas aparentes, tanto hidráulicas quanto elétricas.

Mobiliário em madeira rústica e aço

Geralmente essas características estão inseridas cadeiras, estantes, mesas de centro e luminárias. Posse se utilizar móveis amigos para atingir o resultado esperado.

 

Luminárias com fios elétricos pendentes

Essas luminárias vêm diretamente do teto deixando sua fiação a mostra.

 

Peças inacabadas

Pinturas com trechos descascados, ferros levemente enferrujados em alguns pontos.

São utilizadas nestes espaços cores neutra, principalmente o cinza, podendo também existir uma composição de cores inseridas em pequenos detalhes para dar um movimento no ambiente e não fugir do estilo.

É importante que haja uma preocupação com a harmonia da decoração para que não tenha um exagero e se crie ambientes pesados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *