Gesso Acartonado

Olá, hoje iremos apresentar um material que está em alta nas preferencias de decoração, por ser um material de fácil utilização e ótimos resultados, o gesso acartonado.

O gesso acartonado é uma placa de gesso com papel cartão que está sendo utilizada por muitos projetistas, existem diversas placas de gesso acartonado com diversas medidas e podendo ser interno ou externo.

Placa-de-gesso-3D-3

Drywall

O drywall são paredes com função de vedação onde são utilizados perfis estruturais que podem ser de madeira ou aço e placas de gesso.
Os perfis possuem 3 medidas diferentes: 48 mm para paredes estreitas, 70mm para paredes comuns e 90mm para quando o projeto incluir algum material isolante.
As placas de Drywall podem variar de espessura de 10mm a 18mm e são comercializadas com tamanho padrão de 120cm x 300cm.

02-drywall-entenda-como-funciona-esse-sistema-de-construcao

Tipo de placa

Os três tipos mais comuns de placas são:

1) ST/Standard (cinza): chapa para uso geral de ambientes internos.
2) RU/Resistente à umidade (verde): chapa para ambientes internos “molhados”, como banheiros e cozinhas. Essas chapas possuem silicone na sua composição, o que as torna mais resistentes à umidades e lhes adquire proteção antifungo. Mas lembre-se: infiltrações danificam o gesso, portanto as chapas não podem entrar em contato com água, mesmo sendo RU!
3) RF/Resistente ao fogo (rosa): apesar de o drywall já apresentar uma excelente resistência ao fogo (o gesso por si só possui essa resistência), as chapas RU são reforçadas com componentes que retardam chamas, e por isso são recomendadas para saídas de emergência e áreas enclausuradas, como escadas.

Drywall-Placas1

Instalação

O gesso acartonado é um material relativamente simples de ser manuseado, porém é indicado que um profissional qualificado e de confiança seja contratado para o serviço, pois para se obter um resultado satisfatório são necessários alguns anos de prática.

É necessário prever quais objetos vão ser fixados na parede. Ex: (armário de cozinha, Tv, estante, etc.). A placa suporta até 10 kg em uma pequena área, para objetos entre 10 kg e 40 kg, são necessários acessórios apropriados para que a distribuição do peso ocorra de uma melhor forma. Para objetos acima de 40 kg é necessário prever reforços nas paredes.

REFORCO-5-DICAS

gesso-ou-drywall

img_1_32_866

Vantagens

  • Acabamento perfeito
  • Rapidez
  • Mais leve
  • Resistente ao fogo
  • Versatilidade
  • Permite projetos luminotécnicos mais ousados
  • Permite diferentes tipos de isolação

Desvantagens

  • Não é resistente a umidade.
  • Precisa utilizar reforços para fixar equipamentos.

Conclusão

A utilização do gesso acartonado é uma ótima prática na construção civil, pois como foi demonstrado possui mais vantagens do que desvantagens, e por ser um produto extremamente versátil é uma ótima opção para fazer arquiteturas arrojadas.

Inspiração

Abaixo segue algumas ideias que podem ser feitas com o gesso acartonado:

rebaixamento-de-gesso-5

forro-com-curvas-gesso-acartonado

597d66eb7374620601ebc307675b230a

drywall-de-cozinha-americana

arquitetura-construcao-agosto-drywall-segredos-01

458164713 (1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *