Impermeabilização

Boas práticas!

Quem nunca ouviu a expressão, “O barato sai caro”? Na construção civil essa expressão se encaixa perfeitamente, e podemos observar isso diariamente em diversas estruturas onde sua estética já não se encontra muito agradável.

Hoje em dia com essa injeção de informações diárias que recebemos, todos os processos foram obrigados a se agilizar e isso nem sempre é viável, pois como diz o ditado: “A pressa é inimiga da perfeição”. Essa preocupação com a agilidade do serviço, tem efeito direto sobre a qualidade da obra, que vai se perdendo e nem sempre esse descaso é perceptível num primeiro momento. Em alguns casos, demoram meses para aparecer os resultados de um serviço mal feito, gerando retrabalhos e consequentemente gastos adicionais.

Por isso hoje iremos falar sobre impermeabilização em infraestruturas, que tem um procedimento extremamente importante e que se não executado de forma responsiva poderá causar inúmeras patologias futuras desagradáveis em sua casa.

Infraestrutura

A infraestrutura embora não esteja exposta diretamente ao sol ou chuva, é atingida diretamente pela umidade do solo. O concreto não é um material 100% maciço, mas sim um material poroso, e os poros são sua fraqueza, pois essa umidade penetra facilmente por eles.

Por isso a impermeabilização é um processo muito importante, pois a água quando penetra o concreto, percola pela estrutura, passando pela alvenaria e assim causando uma serie de patologias que causarão danos severos a estética do local atingido.

Construa uma piscina na sua casa e relaxe! Parte 2

Mas como fazer?

Abaixo encontra-se o esquema correto de impermeabilização necessária para que a umidade não percole pela estrutura.

No caso da impermeabilização das sapatas, antes de se fechar as cavas as mesmas devem receber um tratamento de argamassa impermeável por toda sua lateral e topo, e logo que a argamassa secar deverá ser aplicado tinta asfáltica para melhores resultados.

Não se esqueça

Por isso, não deixe que um preço muito mais atrativo sobressaia à qualidade, principalmente, se relacionado à impermeabilização, pois em determinados casos, a única intervenção possível, talvez seja drástica demais para que seja viável. Se feito corretamente, os resultados serão completamente satisfatórios, ao longo da vida útil da edificação. Não economize em questões básicas, sempre priorize a qualidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *