Implantação e Urbanização

Pensamento Holístico!

Devemos como engenheiros e arquitetos urbanistas não pensarmos exclusivamente em nossas obras, considerando que as mesmas estão “perfeitas” onde quer que estejam, independentemente do entorno. Muito pelo contrário! Devemos dar um apreço ao entorno, pois nossa obra irá fazer parte de um conjunto de outras, sendo assim, a arquitetura é imprescindível para que destoamentos excessivos e indesejáveis não ocorram.

Outra questão que devemos pontuar, além é claro da já citada arquitetura, vai um pouco além desse espectro projetual. Digamos que seja um pouco mais macro, mais global do que a aparência da obra. É sobre o uso da edificação. Não podemos misturar os usos em uma cidade, ou seja, inserir em um bairro residencial uma indústria ou um comércio atacadista! Devemos observar sempre os impactos que tais funções vão desencadear na sociedade, no bairro, na rua, etc.

Plano Diretor

Percebemos que muitos reclamam (por falta de conhecimento) do Plano Diretor de sua cidade, de não conseguirem transformar a casa em que vivem em apartamentos para mais de uma família, em comércios, etc. Tudo isso não vem simplesmente pelo gosto de alguns e sim de estudos mais rigorosos (ao menos é o que esperamos!) e são atualizados constantemente (ao menos devem ser!) para que não fiquem ultrapassados. Que buscam dar a cidade melhor uso e funcionamento.

Quem gostaria de ter uma marcenaria ou uma serralheria bem na frente de casa? Se houvesse um estudo mais rigoroso, no início do desenvolvimento de qualquer cidade, não teríamos esses e outros muitos problemas urbanísticos que grande parte das cidades enfrentam. Vide São Paulo, que com qualquer chuva sofre com enxurradas, e em Poços de Caldas que devido à alguns problemas no início de 2016, sofreu sérios problemas com uma tromba d’água.

Vale lembrar que no Plano Diretor, um dos coeficientes que a edificação deve possuir para que seja aprovada é a Taxa de Permeabilidade, e essa taxa é umas das, se não a que mais é “burlada”! Não no momento da fiscalização, e aprovação do projeto, mas posteriormente ao recebimento do Habite-se. Assim que a fiscalização passa, e o Habite-se é recebido, a área permeável se torna um chão concretado. Talvez por ignorância da população, a área permeável quase nunca dura muito! Entretanto, além de recarregar os lençóis freáticos, a área permeável faz com que a água que está escoando tenha sua velocidade superficial reduzida, contribuindo para o não acúmulo de água em regiões de baixada, por exemplo.

E no exterior?

Outro exemplo bem expressivo, e relativamente próximo de nós fica no Chile, mais especificamente em Santiago, chama-se Gran Torre Costanera, possui 300 metros de altura e é atualmente o maior edifício da América Latina, contendo 64 andares, 600 mil metros quadrados de construção, mais de 200 lojas, 14 salas de cinema, praça de alimentação, cinco níveis de estacionamento com capacidade para 4.500 veículos, um hotel quatro estrelas e um cinco estrelas, com custo estimado de 600 milhões de dólares.

Por um lado…

…temos os defensores do edifício, sendo que a ex-presidente, Michelle Bachalet o considerou como sendo “um símbolo do renascimento”. O estabelecimento emprega mais de 5.200 pessoas e possui o maior shopping do país e para muitos traz grande importância para a região de Sanhattan, centro financeiro da capital.

Por outro lado…

…temos o problema dos engarrafamentos, e na época, segundo o engenheiro de transportes Louis de Grange, a região que já era bastante saturada teria seu problema agravado devido a intensificação de veículos. De acordo com o engenheiro Diego Edwards, pode ocorrer uma mudança de postura das pessoas e que elas passem a procurar outras rotas e com isso, gerar um aumento do engarrafamento em outras áreas.

Para tentar amenizar esses problemas, foi criado na época um comitê onde foram estabelecidas 28 medidas para tentar mitigar os possíveis problemas da implantação da Costanera, sendo que a maior parte dela diz respeito a mudanças de fluxo e sincronização de sinais, ampliação das avenidas e mudanças de itinerário.

Percebemos com este exemplo que é de suma importância um estudo mais conciso sobre os possíveis potenciais da cidade, para que a urbanização seja feita de forma ideal, ou muito próxima a isso, para que estes e outros problemas não necessitem de um comitê para medidas mitigatórias, mas sim, estejam tudo dentro do espectro projetado pelos especialistas.

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