Light Steel Frame

Construções no Brasil

Um dos maiores desconfortos no setor da construção civil é seu tempo de conclusão (ou de atraso) que varia dependendo do padrão e características da residência. Por esse motivo, hoje apresentamos uma tecnologia pouco conhecida pelos brasileiros, o Light Steel Frame.

Quando se trata de light steel frame, além de não ser muito popular, é de costume das pessoas terem insegurança devido a facilidade de execução e as paredes expressivamente menores se comparadas as de alvenaria comum.

Sistema Construtivo Inteligente

O light steel frame é amplamente utilizado em países como EUA, Japão, Canadá, Argentina, etc. Trata-se de um sistema de construção a seco constituído de uma estrutura leve de perfis aço galvanizado que tomam forma de um esqueleto estrutural autoportante, composto de painéis, vigas, tesouras, tesouras de telhado, e outros elementos específicos.

Sobre o esqueleto são fixadas placas de fechamento tanto na parte interna como externa, sendo que o material pode ser em placas cimentícias ou OSB que é um material com excelentes propriedades termo acústica e ao mesmo tempo bem resistente.

 

Alguns pontos positivos

  • Construção Sustentável: baixa utilização de água, economia de energia, utilização material reciclável e baixo volume de resíduos gerados
  • Menor tempo de construção: prazo de obra em torno de 1/3 do prazo da obra em alvenaria
  • Versatilidade: permite executar variados partidos arquitetônicos
  • Leveza estrutural: menor peso da construção permite economia de até 75% no custo da fundação comparado com alvenaria, principalmente em terrenos com grande declividade
  • Obra Limpa: canteiro organizado e com baixíssimo desperdício de material
  • Previsibilidade de custos
  • Precisão construtiva: obra com esquadro e prumo impecáveis, obedecendo rigorosamente as medidas de projeto arquitetônico
  • Desempenho acústico e térmico superior
  • Facilidade: de execução e manutenção das instalações
  • Controle: melhor controle do canteiro de obras com mão de obra altamente qualificada e em menor volume

Tubulão | Procedimento Executivo

Instalações elétricas e hidráulicas

As instalações hidráulicas e elétricas são extremamente facilitadas e promovem uma construção limpa, pois não é necessário quebrar absolutamente nada já que os perfis possuem furos onde os eletrodutos passam. Logo após da finalização das instalações as placas cimentícias ou as placas de OSB internas são afixadas isolando assim as instalações.

Fundação

A fundação de uma obra de light steel frame é drasticamente menor do que a de uma convencional, devido a leveza da estrutura, na maioria dos casos é utilizado radier em toda a edificação devido a facilidade de execução e é um tipo de fundação que pode ser utilizada em quase todos os tipos de solo.

Acabamento

Uma construção em light steel frame além de ser extremamente fácil e leve para se construir é muitas vezes mais barata do que uma construção convencional e fica com um acabamento melhor se comparado a alvenaria comum, pois por serem placas, o acabamento tende a ficar com menos imperfeições dando uma aparência confortável aos olhos.

E ai, vai encarar?

Como sabemos, novas tecnologias, por melhores que possam parecer, são difíceis de serem implantadas no Brasil. Mas temos que investir, perder esse medo que muitas vezes não tem sentido e encarar as novidades de braços abertos, ainda mais quando ela é ecologicamente correta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *