Vegetação Como Elemento De Destaque

Olá. Hoje reservamos um espaço para dar dicas e inspirações para valorizar seu ambiente interno ou externo utilizando a vegetação como elemento de destaque.

Antes de qualquer coisa, é importante analisar as características de cada espaço para então buscar a melhor alternativa.

Geralmente para espaços pequenos, é importante analisar o tamanho de cada espécie, nestes espaços não se deve utilizar vegetações muito grandes para não pesar ou sobrecarregar o ambiente.

Já em espaços maiores, como por exemplo, em jardins ou áreas externas, pode se aproveitar das diferentes espécies e tamanhos de vegetações para justamente abusar da diversidade.

5

É importante sempre verificar qual o uso de cada ambiente para que a vegetação componha o espaço e traga o clima adequado, as cores corretas que irão se destacar, para que este seja um elemento que compõe o design do ambiente e não simplesmente mais um elemento inserido no espaço.

Veja alguns exemplos de utilização da vegetação na composição de ambientes:

1

8

1 – Essas duas imagens mostram ambiente externos onde a vegetação na primeira além de compor e se destacar no espaço, integra o ambiente com a área de piscinal que está logo ao lado. No segundo, a vegetação traz o aconchego necessário para este espaço que se mescla com a paisagem urbana externa.

7

2- Podem ser usadas em varandas pequenas, criando um mini jardim e trazendo aconchego e tranquilidade ao ambiente

6

3 – Não só a vegetação, mas o vaso também é fundamental para a composição adequada

11

14

12

16

4 – Os pequenos detalhes também fazem a diferença. Que tal fazer uma mini horta para aproveita-la em sua cozinha? Ou ainda compor um cantinho?

2

9

5 – Outro detalhe interessante é compor paredes inteiras com vegetação, seja esta parede interna ou externa. Essa técnica ajuda a equilibrar o clima do ambiente e minimizar o aspecto pesado de grandes paredes. Como vemos na segunda imagem, a vegetação ajuda a destacar o ambiente e/ou elemento de design e gera interação entre os espaços onde ela se compõe.

3

13

6 – E que tal utiliza-la em espaços estratégicos, muitas vezes esquecidos como em baixo de escadas e corredores? A vegetação nestes casos acompanhadas a um bom projeto luminotécnico, compõe a sofisticação do ambiente.

15

7 – Nas fachadas, também são uma boa pedida. Basta utilizar vegetação adequada e direciona-la para que se aproprie e componha o espaço destinado à ela. Podem ser utilizadas como brises naturais, que além de sombrear e proteger, também traz beleza à arquitetura.

Agora é com você! Use a abuse das diversas composições que pode fazer em sua casa, trabalho, jardim… Transforme seus espaços e aproveite os benefícios que só a natureza pode nos trazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *